NOTÍCIAS

Os Nicolinos e os Reis de Espanha
Na secção "Gente" do Expresso-Semanário, edição de 10 de dezembro de 2016:
"Os Nicolinos e os Reis de Espanha
MEA CULPA Gente também se engana. E, com a mesma facilidade com que não perdoa as falhas alheias, reconhece com humildade as suas próprias. Na semana passada, no que pretendia ser uma brincadeira em torno dos barretes vermelhos das crianças que receberam os reis de Espanha no Paço Ducal de Guimarães, Gente espalhou-se ao comprido: não reconheceu o gorro típico dos nicolinos, os personagens das festas dos estudantes de Guimarães em honra de São Nicolau de Mira, uma tradição com mais de três séculos. Pelo lapso, involuntário, mas nem por isso menos censurável, Gente apresenta as mais sinceras desculpas aos leitores e, em particular, aos vimaranenses."
Foto: Guimarães Digital.
10.12.2016
Texto de resposta e de rectificação na Imprensa
Ao abrigo da directiva da ERC n.º 2/2008 sobre a publicação de textos de resposta e de rectificação na Imprensa, foi enviado pela AAELG/Velhos Nicolinos a seguinte mensagem:

"Exmo. Sr. Director do Jornal “Expresso”,
 
Encarrega-me o Presidente da Direção da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães / Velhos Nicolinos, de transmitir-lhe a seguinte mensagem:
 
Na vossa edição do passado dia 3 de Dezembro de 2016, na coluna “Gente” apareceu uma referência, não assinada, intitulada de “Campinos de Natal”.
Muito embora saibamos que o cariz de tal coluna não é propriamente jornalístico, servindo antes para comentários e fait divers, oferece-nos clarificar o seguinte:
1.Guimarães nada tem a ver com a “Invicta”. Este apodo remete-nos para a cidade do Porto, muito embora, Guimarães não tenha, efetivamente, sido vencida pelos Castelhanos em 24 de Junho de 1128, no Campo de São Mamede, antes lhes tendo sido imposta uma derrota.
09.12.2016
desenvolvimento 1000 Empresas